Porto Murtinho é uma cidade exuberante, com tradição histórica e ponto de visita obrigatório para quem espera novas experiências.
Situada nas margens do Rio Paraguai, a cidade de Porto Murtinho traz em suas raízes misturas de povos da fronteira e dos vários rincões do Brasil, que tornou sua cultura ampla e verdadeiramente única na região. A cidade oferece atrativos culturais, esportivos e de lazer a todos os gostos. São vários pontos de turismo naturais, históricos e culturais, nesta que é a cidade conhecida como a “última guardiã do Rio Paraguai”.
A história de Porto Murtinho tem início no fim do séc. XIX, quando produtores de erva-mate criaram um porto fluvial para escoar sua produção. Escolheram um local a 50 km da montante do rio Apa, no rio Paraguai. Ali, foi construído o Porto Fluvial Murtinho, de onde começou a desenvolver-se o município. O porto teve esse nome em homenagem a Joaquim Murtinho, influente político que foi governador da província de Mato Grosso. Por ser uma cidade com mais de um século, Porto Murtinho possui prédios e estruturas que fazem parte do patrimônio histórico do Estado.
A cidade é destino certo dos amantes de uma boa pescaria. O rio Paraguai, no ponto em que banha a cidade, é um dos pontos mais piscosos do Brasil, sendo este um dos principais atrativos da cidade. Em setembro ocorre o Festival Internacional de Porto Murtinho (FestiPorto), evento que em 2011 terá sua 7° edição. Além da pesca, o FestiPorto oferece a feira regional de artesanato, competições esportivas e shows com artistas regionais e nacionais.
Aqui diversos povos se juntaram para dar uma alma ao Murtinhense. Uma cultura que engloba vários aspectos e características. Na dança, temos a Galopeira, Dança do Pericón, a Cachaka, a Polca Paraguaia e a manifestação cultural do Touro Candil, no desafio entre os touros Bandido e Encantado. No artesanato é explícita a influência da cultura indígena, principalmente com as cerâmicas Kadwéu e Kiniknawa.
O calendário de eventos é diversificado e oferece festas e festivais a todos os gostos. O ano começa com o Porto Folia, o carnaval mais quente do Pantanal Sul-Mato-Grossense, que conta com desfiles e concursos de blocos carnavalescos. Para os amantes das motocicletas, em junho acontece o Porto Murtinho Only Harley, encontro dos proprietários de motos Harley Davidson. Em dezembro, o folclore é celebrado com as festas de Nossa Senhora de Caacupê, a Cantata de Natal e o Show da Virada na passagem do ano com dois dias de festa. Por ser localizada próxima a Serra da Bodoquena, os turistas ainda podem fazer diversos passeios e conhecer a fauna e flora do cerrado Sul-Mato-Grossense.
Porto Murtinho é uma cidade exuberante, com tradição histórica e ponto de visita obrigatório para quem espera novas experiências em uma cidade verdadeiramente pantaneira. Sua variedade cultural e turística realmente encanta.